Dúvidas
PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS DOS PACIENTES
Pode ser prescrito colírio?
Não. O Optometrista não utiliza fármacos (colírios, remédios, por exemplo) ou métodos invasivos ao paciente pois a ciência Optométrica é baseada na Óptica-Física. Ela trabalha no diagnóstico da visão emitindo a melhor solução óptica, isto é, prescrições de lentes oftálmicas ou de contato bem como exercícios de reabilitação visual.
Quando devo procurar o Optometrista?
Desde a mais tenra idade. O Optometrista trabalha com métodos observativos da visão de forma qualitativa e quantitativa, atuando assim como um agente de saúde primário, prevenindo doenças e/ou compensando erros de refração a fim de evitar a cegueira.
O Optometrista trata doenças?
Não. Ele pré-diagnostica e encaminha ao especialista de acordo com a suspeita patológica a fim de que haja o controle patológico.
Se eu utilizar óculos posso ficar "curado"?
Não, pois os óculos não são "remédios" devido os erros refrativos também não serem doenças. O tratamento usualmente é apenas de controle anual através de óculos ou lentes de contato.
Qual a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia ?
A Optometria atua exclusivamente no campo preventivo, ou seja, na saúde primária; já a medicina entra quando não há prevenção com seus tratamentos das patologias oculares. E a interferência cirúrrgica já vem como último estágio de tratamento patológico.
A Optometria é reconhecida?
Em mais de 130 países ela é reconhecida pela ONU, OMS, OPAS e etc. No Brasil é reconhecida SUS, CNJ, MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e possui CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações) número 3223-10.
A OMS preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.